Boa tarde pessoal (talvez boa noite para as pessoas de São Paulo),
não posso dizer que foi Amor a primeira vista, mas como a primeira impressão é a que fica, realmente estou gostando muito dessa cidade! E o povo daqui então, gente muito boa, hospitaleira, prestativa e que gosta de uma conversa, difícil você sair de uma loja ou restaurante sem conversar com alguém e sem receber as boas vindas à cidade.
não posso dizer que foi Amor a primeira vista, mas como a primeira impressão é a que fica, realmente estou gostando muito dessa cidade! E o povo daqui então, gente muito boa, hospitaleira, prestativa e que gosta de uma conversa, difícil você sair de uma loja ou restaurante sem conversar com alguém e sem receber as boas vindas à cidade.
Vou colocar aqui abaixo alguns dados sobre a cidade que retirei da Wikipédia.
Ji-Paraná é um município brasileirodo estado de Rondônia. Com uma população de 117.363 habitantes, a cidade é a 2ª mais populosa do estado de Rondônia, movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios.
Vista aéra da cidade
O nome do município é de origem indígena, significando rio-machado. Onde Ji seria machado (devido ao grande número de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas) e Paraná, grande rio; ou seja o rio grande cheio de pequenos machado. A cidade também é conhecida por Coração de Rondônia, devido a localização da cidade na região central do estado e a presença de uma ilha, com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá.
Coração de Rondônia
A cidade é dividida em dois distritos, e estes são divididos pelo Rio Machado, no qual possui apenas uma ponte. A parte mais antiga da cidade é o centro do primeiro distrito, onde surgiu as primeiras casas, a primeira igreja católica e onde está o único Shopping Center. Após o centro, as pessoas foram para o segundo distrito, onde possui um centro comercial maior.
Ponte da Rodovia BR-364 sobre o Rio Machado
O clima predominante é o clima equatorial, o mais chuvoso do Brasil, com a maior parte do ano quente e úmido, e aproximadamente 3 meses de seca. As estações de outono e inverno não são presentes. As temperaturas médias anuais variam entre 24º e 26°C, podendo as máximas chegar a 38°C e as mínimas podem ser inferiores a 10°C devido a ocorrência de friagens. A precipitação anual varia de 1800 a 2400 mm.
Rio Urupá
Os dois principais e maiores rios que compõem sua hidrografia são o Urupá e o Machado, este atravessa o estado no sentido sudeste-norte, sendo o mais extenso do estado. Embora tenha 50 cachoeiras ao longo de seu percurso, em alguns trechos o rio apresenta-se navegável, atendendo ao escoamento dos produtos oriundos do extrativismo vegetal na região. O Rio Urupá desagua no Rio Machado e este desagua no Rio Madeira, importante afluente da margem direita do Rio Amazonas.
O Aeroporto de Ji-Paraná (JPR/SBJI), localizado a sudoeste da cidade, tem toda infra-estrutura para bem atender os usuários do transporte aéreo, com capacidade para aviões de até 150 passageiros e com cinco voos diários com destino às principais regiões do país, através das empresas Passaredo, em parceria com a GOL, e TRIP Linhas Aéreas, em parceria com a TAM, com voos para Porto Velho, Vilhena, Cuiabá e conexões para todo o Brasil.
Aeroporto
Ji-Paraná é cortada pela BR-364, única rodovia federal em Rondônia, que corta o estado sentido sul-norte, ligando Mato Grossoà capital Porto Velho, distante 1100 km de Cuiabá e 384 km da capital rondoniense, que deu passagem ao desenvolvimento. Por ela chegam os bens de consumo industrializados do sul do país e vão produtos da terra, através de caminhões de carga.
Abraços
Neto